O município de Irecê, no Centro-Norte do Estado, acaba de dar largada no processo de implantação do Sistema Eletrônica de Informações (SEI), software que é referência nacional em tramitação eletrônica. Nesta terça-feira (13.05), a prefeitura promoveu um evento de kick-off (ponta-pé inicial) do projeto, para apresentar oficialmente às suas equipes a iniciativa desenvolvida em parceria com o governo baiano com o objetivo de eliminar o uso do papel em processos e documentos administrativos.
Durante o evento – realizado no auditório do campus Irecê do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia (IFBA) -, as autoridades locais e representantes da Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb) assinaram um documento com o plano de trabalho para a implantação do SEI no município, além do início das atividades para disponibilização de serviços do município na ba.gov (www.ba.gov.br), a plataforma de serviços públicos digitais do governo baiano. As duas iniciativas são resultados de um termo de apoio na área de transformação digital firmado entre as administrações municipal e estadual.
“Este projeto tem uma importância muito grande dentro do nosso objetivo de tornar Irecê uma cidade inteligente: temos certeza de que teremos uma experiência positiva e colheremos muitos frutos desta iniciativa, eliminando gargalos da máquina pública e colocando a tecnologia a serviço da melhoria da qualidade dos serviços prestados da população”, afirmou o prefeito Murilo França.
O prefeito também ressaltou o convênio assinado entre a prefeitura e o IFBA para desenvolvimento do projeto “Irecê Cidades Inteligentes”. Criado com o objetivo de promover a inovação e modernização da máquina pública, o projeto – que é inédito entre as prefeituras do Estado -, inclui uma série de ações que serão desenvolvidas de forma conjunta também com o governo baiano.
O coordenador do SEI Bahia, Marcio Souza, chamou a atenção para o ineditismo desta parceria com o IFBA e o potencial que ela tem para alavancar as ações voltadas para a transformação digital. “Irecê tem a oportunidade de ser referência para outras prefeituras em cidades inteligentes e o solo desta transformação são estas duas ferramentas: SEI Bahia e ba.gov. Vamos replicar esta iniciativa em todo o Estado e Irecê tem tudo para se transformar na capital do SEI”, anunciou Marcio.
Também participaram do evento o diretor de Inovação e Gestão de Projetos de TIC da Saeb, Anderson Vasconcelos Prazeres, o coordenador de Inovação Tecnológica Antoniel Barros, o diretor geral do campus Irecê do IFBA, Robério Rocha, o coordenador do projeto Irecê Cidade Inteligente, Leandro Oliveira (IFBS) e a chefe de gabinete do município Soraya Dourado.
SEI Bahia Municípios - Até o momento, 107 municípios baianos já firmaram parceria com o Estado para a implantação do SEI. Desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4),.o sistema já proporcionou ao governo baiano uma economia direta de mais de R$ 252 milhões, além de viabilizar a preservação de mais de 126 mil árvores com a redução no consumo de papel.
Agora, com o SEI Bahia Municípios, as equipes do Estado estão transferindo a expertise obtida com a implantação do sistema para as administrações municipais. Além disso, a cooperação com o Ministério da Gestão e Inovação permite ao governo estadual gerir as cessões de uso do sistema e a transferência de códigos fontes para os municípios. Já a parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Estado (Prodeb) viabiliza a infraestrutura para a implantação do software, com serviços na área de suporte e hospedagem de dados.