Encanto e emoção marcam inauguração da Biblioteca Cecília Meireles em Irecê

Em um evento carregado de emoção e encantamento, a Prefeitura inaugurou oficialmente a Biblioteca Cecília Meireles, na noite desta terça (29). O espaço, localizado na Escola Parque Ineny Nunes Dourado, no Baixão de Sinésia, já nasce como novo cartão postal da cidade, impressionando pela imponência da arquitetura e pela proposta inovadora de integração entre educação, cultura e meio ambiente.

A cerimônia contou com a presença do prefeito Murilo Franca, da secretária municipal de Educação, Andreia Oliveira, vereadores, demais secretários municipais, artistas e membros da comunidade escolar.

O projeto arquitetônico leva a assinatura de Giovanne Villela e integra elementos da vegetação nativa da Caatinga com soluções sustentáveis e funcionais, como paredes de vidro, estruturas metálicas e aproveitamento da luz natural.

Famílias, pais, mães e alunos lotaram o pátio da escola e se emocionaram com as apresentações artísticas protagonizadas por crianças e profissionais da rede municipal. Entre discursos e aplausos, todos destacaram a grandiosidade do momento e a importância simbólica do novo espaço para a formação das futuras gerações.

Mãe da pequena Laura, a comerciante Laila Moitinho disse que se sente feliz em saber que deixa a filha todos os dias em um ambiente acolhedor e que aguça a imaginação da sua filha.

“É muito tranquilizador saber que ela está em boas mãos. Uma biblioteca como essa vai fazer com que Laura pegue ainda mais o gosto pela leitura, o que deixará a imaginação dela ainda mais incrível”, pontuou.

A noite também marcou a entrega da reforma e ampliação da Escola Parque, que ganhou uma moderna sala digital com 30 novos computadores. Outro destaque foi apresentação da galeria de arte permanente do espaço, com obras dos artistas ireceenses Antônio Karneiro (diretor do Memorial do Sertão), Sólon Barreto e Cleonildo, professor da própria escola.

O evento foi encerrado com o lançamento do livro “A Educação Integral e Integrada em Jornada Ampliada da Rede Municipal de Educação de Irecê: o currículo e suas experienciAções”, reafirmando o compromisso da cidade com uma educação pública transformadora.

“A Biblioteca Cecília Meireles é mais do que um prédio bonito, é um marco. Um espaço pensado para democratizar o acesso ao conhecimento, promover cultura e fortalecer o vínculo entre escola, território e comunidade”, destacou o prefeito Murilo Franca.

“Essa biblioteca vai marcar a vida das crianças que estudam aqui no momento, e também das que ainda vão vir. Eu não estarei mais aqui, estará outro diretor, outros professores, mas a biblioteca vai estar aqui e as crianças vão ter o direito de terem este espaço”, disse Mabel Dourado, diretora da Escola

📢 Entre no grupo do WhatsApp e fique bem informado!